O NOSSO BLOG!

O NOSSO BLOG!
CLIK MÁGICO

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um pouco da história e da origem do Carnaval

A palavra carnaval também apresenta diversas versões e não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que o termo carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra remete-nos ao início do período da Quaresma que era, em sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos, dentre eles, o a carne.

Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que esta derive de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval. Esta interpretação baseia-se nas diversões próprias do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma.


No Brasil, o carnaval era chamado de Entrudo por influência dos portugueses que trouxeram, em 1723, brincadeiras e festejos carnavalescos. Muitos atribuem o início do nosso carnaval à celebração feita pelo povo para comemorar a chegada da Família Real. As pessoas saíram comemorando pelas ruas com música, usando máscaras e fantasias.

Uma gotinha de água...

Uma gotinha de água…
Era uma vez uma gotinha de água que vivia numa nuvem com as amigas. Um dia de muito vento ela caiu da nuvem com as suas amigas e cada uma em seu sítio. Uma caiu numa folha de uma cerejeira, outra num lago com patos, outra numa margarida e a gotinha maior foi cair num barco de piratas. O capitão Gancho sentiu algo que lhe caiu gelado no nariz e disse:
-Que gota de água tão fria! Mexendo na gotinha com os seus dedos e logo chamou os outros piratas para a verem
-Que linda, tão brilhante, porque não lhe chamamos Diamante? – Disseram alguns.
-Tive uma ideia espetacular, vamos congelá-la e fingimos vendê-la como se fosse uma pedra preciosa e assim ficamos ricos. Disse o capitão Gancho.
Na terra onde atracaram venderam a Diamante a um senhor rico comprou-a e ofereceu-a à sua esposa. A sua esposa pegou a Diamante na sua mão não deixando de a admirar. Ao fim de minutos ela derreteu-se e a senhora disse:
-Oh, não é um diamante é uma brilhante gota de água! Vou misturá-la com outras gotinhas no jacuzi e assim estará sempre comigo!
E foi assim que a gotinha de água conseguiu fazer novas amizades.

Texto coletivo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acróstico sobre a AMIZADE

Amigo dá
mimo
imagina brincadeiras
zanga-se, mas
a amizade
dele continua
especial.

Acróstico feito pelos alunos do 2º Ano

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Com garrafas de iogurte, meias de lã, botões e uns restinhos de materiais, fizemos estes bonecos de neve! Não ficaram engraçados?

O porquinho TAMPINHAS...

Para guardarmos as tampinhas e entregar para ajudar a obter cadeiras de rodas para quem delas necessita, resolvemos criar este porquinho que chamámos "O TAMPINHAS":


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011